Mulheres podem iniciar qualquer tipo de negócio que estejam preparadas para desenvolver com seu conhecimento e experiência.
Aqui estão algumas sugestões para inspirar seus planos.
O empreendedorismo feminino pode ser digital, e um dos caminhos é a programação.
Mulheres programadoras ou desenvolvedoras podem atender empresas e startups, oferecendo soluções de software, vendendo plugins ou criando templates, por exemplo.
Produtos para pele, cabelo, pernas e pés, área dos olhos, perfumes, para todas as idades e gêneros.
Esse é um setor amplo a ser explorado ao empreender com uma loja de cosméticos, física ou online, podendo até oferecer serviços junto com os produtos, como aulas de maquiagem, por exemplo.
Você pode empreender vendendo livros novos ou usados, abrindo uma livraria ou um sebo, uma loja especializada em um tema específico ou abrangendo todos os gêneros.
Seu negócio pode incluir serviços como cafeteria, saraus, espaço para cursos, lançamentos e sessões de autógrafos, entre outros.
O empreendedorismo feminino pode estar presente no mercado imobiliário, onde a inovação é bem-vinda.
Aposte no uso de fotos e vídeos de drone para visitas virtuais, além de aplicativos, nuvem e assinatura eletrônica para facilitar o gerenciamento de dados e o fechamento de negócios.
O mercado de joias e bijuterias exige pesquisa e acompanhamento de tendências, movimentando um alto volume financeiro em um ambiente de glamour.
Você pode começar com uma loja de bijuterias ou semijoias e evoluir para uma joalheria com materiais preciosos e designs exclusivos.
Com uma agência de modelos, você representa diversos perfis de pessoas que desejam fazer comerciais, participar de campanhas, desfiles e eventos.
Além disso, você interage com agências de publicidade, emissoras e outros canais de comunicação, fotógrafos e caça-talentos.
Para quem é da área de gastronomia ou nutrição, ou simplesmente gosta de cozinhar, abrir um restaurante pode ser uma ótima forma de empreender.
Pode ser um local para almoço executivo durante a semana em regiões empresariais, à la carte ou buffet, ou um café ou bistrô charmoso unindo pratos elaborados e drinks.
Você pode também oferecer serviços para eventos ou vender pratos congelados.
A produção de conteúdo é uma necessidade crescente para empresas de todos os tipos e tamanhos.
Você pode escrever textos sobre diversos assuntos para sites, blogs, redes sociais, materiais impressos, além de produzir vídeos, podcasts e até fazer a arte que acompanhará os posts, por exemplo.
Se você é da área de arquitetura, decoração ou design, pode considerar empreender no ramo de interiores.
Casas, apartamentos, escritórios, consultórios, restaurantes, lojas, shoppings, hotéis, spas e outros ambientes requerem decoração de interiores.
Como maquiadora, você terá flexibilidade tanto de horários quanto de local, podendo criar um espaço para receber clientes, atuar em salões ou ir até eles.
Você pode focar em maquiagem para festas, eventos e passarelas, ou em trabalhos para teatro, cinema e TV, podendo também oferecer cursos e vender os produtos de beleza que utiliza.
Embora todos possam arriscar tirar fotos com seus celulares, poucos sabem fazer arte com uma câmera, um nicho que você pode explorar.
Imortalizar momentos especiais como casamentos, o primeiro aniversário do bebê, formaturas, ensaios de noivos, de grávidas, de Natal ou de 15 anos são alguns dos trabalhos que você pode oferecer como fotógrafa.
Você pode se especializar em fotografia de arquitetura, em imagens aéreas, ter seu próprio estúdio ou até mesmo uma galeria.
Conhece alguma outra profissão, que não foi citada no post? Deixe nos comentários.